Trabalhos com lã

A fiação artesanal é uma técnica em risco de extinção não só em Portugal como em todo o mundo. A textura, o brilho e o toque da lã fiada manualmente são únicos e esperamos fazer parte do renascimento desta forma de arte, tornando-a facilmente acessível a todos. A técnica de fiação manual de lã  permite a criatividade individual e a expressão de humores.

Clique para ver as criações de alguns dos nossos clientes

 

A fiação de lã é uma tradição na nossa família há muitos anos e ambos a aprendemos com Mary (mãe do Scott) que é uma mestre e professora de fiação manual na África do Sul. Cada artesão tem um toque diferente e por isso cada meada fiada manualmente será diferente a nível das suas caraterísticas e espessura. O nosso objetivo é  que cada meada de  lã que fiamos tenha uma gama de espessura, textura e cores diferentes, criando um produto variado e estimulante.

Clique aqui para ver a loja e gama de produtos.

 

A lã de fiação artesanal que vendemos começa a sua viagem nas ovelhas portuguesas. Compramos lã natural ou cardada proveniente de Portugal, e processamos a lã desde aí. Muita lã é fiada na sua cor natural, branca ou castanha, e combinações destas, no entanto,  para outras cores é tingida primeiro e fiada a seguir, criando misturas tanto subtis como vibrantes. Os nossos métodos de tingimento são naturais e usamos produtos vegetais encontrados na nossa quinta Vale Salgueiro, assim como tintas sintéticas. Todo o nosso tingimento é feito usando energia natural.

Clique para mais detalhes sobre tingimento.

 

Fazemos também cursos para aprendizagem de fiação, permitindo às pessoas experimentarem a técnica e adquirirem conhecimentos válidos. Assim garantimos o futuro das nossas técnicas e proporcionamos os muito necessitados encorajamento e competência à nossa comunidade.

Clique para mais detalhes sobre Workshops de fiação.