top of page

Tingimento sintético

A utilização destas tintas produz cores fortes, firmes, vibrantes. O nosso método de tingimento tem o objetivo não de criar lã monocromática, mas antes um efeito “arco-iris”. Isto tricotado resulta em maravilhosas misturas de tons num só produto. Como a lã é tingida manualmente é difícil de reproduzir um tom ou padrão- Isto significa que a lã que comprar não será replicada e terá um produto único.

Fazemos workshops de ambos os tipos de tingimento.

Clique para mais informação sobre os Workshops de Tingimento.

 

O processo de tingimento pode ser dividido entre tingimento natural e sintético, ambos os quais nós utilizamos. Os nossos métodos de tingimento usam energia natural, predominantemente solar, e, durante o Inverno, fogão a lenha (??). Todos os fixadores de cor utilizados são também naturais.

 

Tingimento natural ou vegetal

Esta pode ser uma forma divertida de colorir as nossas lãs. Fomos agraciados com uma grande variedade de matéria vegetal na nossa propriedade e na zona adjacente. A maioria das pessoas sabe do tingimento com casca de cebola mas praticamente todas as plantas produzem alguma cor. Usamos folhas, cascas de árvore, líquenes, bagas e flores com um sucesso variável dependendo do tipo de planta e da época do ano. O defeito deste processo é que utiliza muita matéria vegetal, geralmente quatro vezes o peso da lã que se tenciona tingir, e é como tal um processo moroso. Experimentamos com frequência plantas diferentes e invariavelmente temos panelas com matéria vegetal a ferver ou de molho. A maioria das lãs tingidas com produtos naturais é de tons bege ou terrosos.

 

Tingimento natural ou sintético de lã

Os nossos processos e cores

 
bottom of page